terça-feira, 11 de outubro de 2016

Materiais e revestimentos: Paredes


  • Gesso acartonado ou drywall:  é uma placa de gesso com papel cartão muita usada em projetos de arquitetura e design de interiores, principalmente por sua versatilidade e praticidade. Existem diversos tipos de placas de gesso acartonado, de variados tamanhos e medidas, para ambientes internos ou externos. o drywall (gesso acartonado) é uma placa formada por gesso e papel cartão.
    O que sustenta essas placas são os perfis estruturais, que podem ser de madeira ou aço galvanizado. 
          A aplicação  do gesso acartonado é muito simples, antes da instalação,é preciso que algumas  outras coisas aconteçam. O primeiro passo é determinar qual vai ser o tipo de placa usado no projeto. As três mais comuns são:
  • ST/Standard (cinza): chapa para uso geral de ambientes internos.
  • RU/Resistente à umidade (verde): chapa para ambientes internos “molhados”, como banheiros e cozinhas. Essas chapas possuem silicone na sua composição, o que as torna mais resistentes à umidades e lhes adquire proteção antifungo. Mas lembre-se: infiltrações danificam o gesso, portanto as chapas não podem entrar em contato com água, mesmo sendo RU!
  • RF/Resistente ao fogo (rosa): apesar de o drywall já apresentar uma excelente resistência ao fogo (o gesso por si só possui essa resistência), as chapas RU são reforçadas com componentes que retardam chamas, e por isso são recomendadas para saídas de emergência e áreas enclausuradas, como escadas.
           Depois de determinar qual a chapa ideal para o seu projeto e qual perfil estrutural vai ser utilizado, você confere quantas placas vão ser necessárias e quais as medidas, dependendo do tamanho da parede ou teto do projeto.
  1. Fixação dos perfis estruturais
Os perfis estruturais são como a base da parede ou teto a ser montado. Portanto, o primeiro passo para começar qualquer projeto com gesso acartonado, é posicioná-los e fixa-los nos locais adequados.
  1. Corte das placas
Nem sempre o tamanho da parede condiz com um número redondo de placas, e às vezes é preciso uma placa menor para um detalhe. Nesses casos, é preciso cortar as placas de gesso acartonado para o tamanho necessário.
  1. Instalação das placas nos perfis estruturais
Para fixar as placas de gesso acartonado nos perfis estruturais, usa-se parafusos drywall, que devem ser colocados a no máximo 25cm de distância.
  1. Acabamento final
Para um bom acabamento, deve-se passar uma massa para junta. Após a primeira demão, coloca-se fitas (existem três tipos: para isolamento, para juntas e para cantos) e então, mais uma demão de massa para junta de acabamento. Não se esqueça de colocar fitas em todas as juntas e cantos, e massa nas juntas e nos parafusos. Por fim, lixa-se a parede para garantir que ela esteja nivel.

Fonte: http://www.blogvidadecasada.com/gesso-acartonado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Materiais e Revestimentos: Caixa de Descarga embutida

Acabamento caixa mecânica: Acabamento para caixa de descarga embutida mecânica pro anti vandalismo: Acabamento para caixa de descarga ...