terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Materiais e Revestimentos: Ladrilho Hidráulico ou Mosaicos

Ladrilho hidráulico ou piso hidráulico (às vezes impropriamente chamado azulejo hidráulico), é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, que teve seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX.
Foi apresentado como alternativa ao mármore ou como uma "cerâmica" que não necessitava de cozimento. A partir dos anos 1960, o surgimento de outros materiais substituiu progressivamente os pisos hidráulicos por elementos menos elaborados e mais rentáveis.
Os ladrilhos hidráulicos têm sua origem no final do último século no sul da Europa. Rapidamente se espalharam pelos países mediterrâneos e tornaram-se populares também na Inglaterra vitoriana e na Rússia por sua resistência e por suas qualidades decorativas.
Até hoje continuam sendo produzidos um a um, e a maneira com que são feitos continua a mesma há mais de um século.
Utilização
O Ladrilho Hidráulico também pode ser utilizado para passeio público, praças, calçadas, sinalização tátil, garagens, estacionamentos, rampas de automóveis, ambientes internos, bordas de piscina etc., seu principal diferencial é a alta resistência aliado a características antiderrapantes oferecendo segurança mesmo quando molhados.
Durabilidade
Enquanto um piso de cerâmica simples dura uns 5 anos, os ladrilhos hidráulicos originais duram uma vida inteira! Produzido em fôrmas de latão ou bronze, o revestimento é considerado por muitos “amigo da natureza” pelo processo de fabricação artesanal, por não consumir energia e por não emitir gases com a queima dos fornos. Necessita de aproximadamente 30 dias para ficar pronto. Como qualquer peça de arte, possibilita uma infinidade de desenhos e cores, o que imprime um toque todo especial a seu ambiente.


Passo a passo para a instalação

1. Aplique a argamassa

Aplique uma camada de aproximadamente 5mm de argamassa em uma área de 1m². Em seguida, com desempenadeira dentada, raspar a mesma criando sulcos profundos e retirando o excesso.

2. Assente o 1º ladrilho

Começando pelo canto superior, posicione o 1° ladrilho na argamassa e pressione suavemente para não trincar. (Nunca bata com martelo, inclusive de borracha). Limpe com pano caso haja respingas ou sobras.

3. Continue o assentamento

Repita o processo com as demais peças mantendo uma junção de 2mm (junta seca) entre elas. Sempre certifique-se de que estejam niveladas.

4. Espere a argamassa secar

Espere cerca de 12 horas para a argamassa secar e garantir a fixação.

5. Remova a poeira

Com a trincha seca, remova suavemente a poeira, evitando arranhar o ladrilho.

6. Aplique a resina

Com o rolo de pintura de lã ou pelo curto, passe 3 demãos de resina (ou cera ou impermeabilizante) de acordo com o acabamento desejado, a cada 8 horas, seguindo a lógica: 1° demão no sentido horizontal, 2° demão no sentido vertical, 3° demão no sentido horizontal.

7. Espere a resina secar

Espere a resina (ou cera ou impermeabilizante) secar por 12 horas antes de liberar o espaço.

8. Faça a manutenção

Para a limpeza diária, use água e sabão neutro. Nunca utilize ácidos para remoção de sujeiras. Para um melhor acabamento, utilize cera líquida de 15 em 15 dias ou quando os ladrilhos estiverem perdendo o brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Materiais e Revestimentos: Caixa de Descarga embutida

Acabamento caixa mecânica: Acabamento para caixa de descarga embutida mecânica pro anti vandalismo: Acabamento para caixa de descarga ...