terça-feira, 7 de março de 2017

Materiais e Revestimentos- Materias para mobiliário- Polímeros

Os polímeros são plásticos,mas não somente plásticos, eles também entram na constituição do nosso corpo. Por exemplo, o ADN, que contém o código genético que define as características das pessoas e outros seres vivos, é um polímero. Também são polímeros as proteínas e o amido nos alimentos.
Se aprendermos coisas sobre os polímeros que são tão habituais no nosso dia podemos perceber como utilizá-los melhor e como reciclá-los melhorando o ambiente.

Como são feitos? Toda a matéria é constituída por pequenas unidades a que chamamos moléculas. Os POLÍMEROS são grandes moléculas.
 Exemplos de polímeros são: o polietileno, dos sacos de plástico das compras e dos brinquedos; o policarbonato, dos CD; o poliestireno dos copos que mantêm as bebidas frias ou quentes; o polipropileno, das películas para embrulhar os alimentos e dos cordéis, o Teflon, dos revestimentos antiaderentes das frigideiras; o poliester, das roupas; o nylon, das roupas, das cordas e dos tapetes; o spandex, dos fatos de banho e o Kevlar, das canoas e dos coletes à prova de bala.


Plásticos: por que podem ser moldados, são mais leves que os vidros e que os metais, podem ser transparentes
Os plásticos se classificam em termoplásticos e termofixos.
Os polímeros termoplásticos, quando são aquecidos ficam moles, podendo assim ser moldados e no caso das fibras extrudados. Já os polímeros termofixos, quando são aquecidos, não ficam moles, ou seja, não podem ser remoldados. Eles recebem o nome de resina, pois são considerados polímeros de rede tridimensional.


Em fibras: os tecidos são constituídos de fibras, que são formadas por moléculas finas, longas e filamentosas. Neste caso as cadeias poliméricas ficam alinhadas lado a lado, conforme o eixo longitudinal da fibra.
Depois de alinhadas, as moléculas permanecem nesta posição por causa das forças intermoleculares, ou seja, pontes de hidrogênio e forças de Van der Waals.
Existem duas condições básicas para que o polímero seja utilizado como fibras:
1) O polímero deve ser linear, permitindo o alinhamento longitudinal;
2) Forças intermoleculares que consigam manter esse alinhamento, impedindo o que uma molécula se sobreponha na outra.

elastômeros: são polímeros, que possuem um alto grau de elasticidade. Para que um elastômero volte para sua forma original, ele deve ser esticado, pois as moléculas são compridas e só se alinham quando se estica o material.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Materiais e Revestimentos: Caixa de Descarga embutida

Acabamento caixa mecânica: Acabamento para caixa de descarga embutida mecânica pro anti vandalismo: Acabamento para caixa de descarga ...