A indústria moveleira encontrou uma solução para não precisar mais derrubar árvores , usando pedaços do material e sobras do processo industrial para compor as chapas.
Quanto à resistência do material, tanto ele quanto a placa de madeira maciça empenam, não podem pegar umidade ou muito sol e estão sujeitos a cupins. Ou seja, o cuidado com móveis de qualquer um dos materiais é praticamente o mesmo.
Existem diversos tipos de madeiras industrializadas mas as mais utilizadas são o MDF, MDP, OSB, aglomerado, laminado, compensado sarrafeado e compensado naval.
1. MDF: é um material derivado da madeira. É uniforme, plano e
denso, usado principalmente em móveis, é um ótimo substituto para a
madeira. Possui diversas aplicações, sendo a principal a indústria
moveleira e construção civil, na construção de pisos laminados. Também
pode ser usado na indústria gráfica e automotiva.
2.MDP: uma placa de média densidade feita de partículas de madeira de
reflorestamento em camadas, com tecnologia de prensas contínuas,
associada à utilização de resinas de última geração. Tem alta densidade
nas camadas externas, o que possibilita um ótimo acabamento, apresenta
uma melhor resistência na remoção de parafusos, menor absorção de
umidade. É utilizado na produção de móveis residenciais e comerciais
modulados ou sob medida e também em portas e divisórias.
Diferença entre MDF E MDP:
3. OSB: É um painel de tiras de madeiras orientadas. OSB é basicamente uma placa composta por tiras de madeiras dispostas na mesma direção.
Tais são unidas com resinas e prensadas sob alta temperatura, o que confere resistência mecânica, rigidez e estabilidade ao produto.
É por isso que essas placas podem ser placas estruturais, usualmente utilizadas no revestimento estrutural do esqueleto metálico do edifício.
4. Aglomerado: É formado por uma mistura de resíduos de madeira, como pó e serragem, cola e resina. Essa mistura é prensada, formando os painéis que depois poderão receber qualquer tipo de revestimento. São fabricados geralmente em móveis de baixa qualidade, montados com cola ou cavilha, o uso de pregos nesse tipo não é recomendado pois pode provocar rachaduras.
A vantagem é que tem baixo custo, mas no entanto a baixa resistência à umidade, causa a curta durabilidade e dificulta trabalhar com esse material.
5. Laminado: É um piso constituído de lâminas de madeira em larguras e comprimentos variados, composta de aglomerados HDF.
Existem 2 tipos de pisos lâminados:
Pisos laminados de madeira: A principal caraterística é de ser de madeira natural e revestida com verniz. São de fácil aplicação, limpeza e antialérgico.
Pisos laminados de alto tráfego: sua característica é a resistência ao desgaste e aos riscos. A fácil instalação, à resistência a luz solar, manchas, a sua vasta opção de padrões são uma solução prática para qualquer necessidade de decoração.
6. Compensado sarrafeado: é composto por uma camada de sarrafos de madeira e outras duas lâminas, que seguem em direção oposta a outra camada, pode ter qualidade interna inferior a OSB pela possibilidade de existência de nós e vazios. É por isso que ele é mais utilizado para a fabricação do mobiliário, revestimentos de tetos e paredes e para formas de concreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário